Seguidores

terça-feira, 19 de setembro de 2017

É melhor ter e usufruir do que é seu, do que viver de migalhas


"Quando entre ti houver algum pobre, de teus irmãos, em alguma das tuas portas, na terra que o Senhor teu Deus te dá, não endurecerás o teu coração, nem fecharás a tua mão a teu irmão que for pobre; antes lhe abrirás de todo a tua mão, e livremente lhe emprestarás o que lhe falta, quanto baste para a sua necessidade"  (Deuteronômio 15,7-8).

Os seguintes textos também apontam o dever de dar esmola: Provérbios 19,17; Atos 10,30-31; Lucas 16,9; Isaías 58,6-11.

Mesmo assim, muitas pessoas não dão esmola ou muitas preferem viver delas.

Uma das principais justificativa é: Que o pedinte quer dinheiro para comprar droga ou é um preguiçoso, pois em vez de trabalhar, fica pedindo dinheiro.

Há também os que adoram viver nas custas de outros.
Essa é uma questão delicada, afinal, na grande maioria das vezes não há como ter certeza se a pessoa está sendo sincera ou não.

Existem muitas pessoas sinceras que procuram emprego e ninguém lhes dá uma oportunidade ou pessoas que perderam o seu emprego.

Então elas recorrem a pedirem, é melhor você dar, do que pedir ou depender de outras pessoas,  pois se a pessoa estiver sendo sincera, você estará cumprindo o mandamento.


Mas se a pessoa não estiver sendo sincera, você será recompensado em dobro por sua boa intenção, enquanto ela será punida.

Uma das punições é a falta de capacidade da própria sustentação,  vivendo de esmolas do que os outros lhe dão.

Que Deus nos abençoe para que possamos ter como nos sustentar nos dias de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário